fbpx
22 de novembro de 2024

Sonda Cassini Faz Bela Imagem da Névoa Atmosférica Sobre o Planeta Saturno

Essa visão em cor falsa da sonda Cassini da NASA mostra um rasante na direção dos anéis além do horizonte iluminado pelo Sol de Saturno. Ao longo do limbo, a borda do planeta, na esquerda pode ser vista uma névoa destacada muito fina. Essa névoa se espalha em direção do lado direito da cena.

A Cassini irá passar pela atmosfera superior de Saturno durante as cinco órbitas finais da sua missão, antes de mergulhar de forma definitiva em Saturno no dia 15 de Setembro de 2017. A região através da qual a sonda fará suas últimas órbitas é bem acima da névoa vista aqui, que está na estratosfera de Saturno. De fato, mesmo quando a Cassini mergulhar em Saturno, espera-se que o contato com a sonda seja perdido antes dela atingir a profundidade dessa névoa.

Essa visão em cor falsa é uma composição feita usando imagens adquiridas com os filtros espectrais do vermelho, verde e do ultravioleta. As imagens foram obtidas usando a câmera de ângulo restrito da sonda no dia 16 de Julho de 2017, a uma distância de 1.25 milhão de quilômetros de Saturno, e a escala da imagem e 7 quilômetros por pixel em Saturno.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e da ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Caltech em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens da Cassini fica no Space Science Institute, em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite https://saturn.jpl.nasa.gov e https://www.nasa.gov/cassini. O site da equipe de imageamento da Cassini é o  https://ciclops.org.

Crédito da Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21621/haze-on-the-horizon/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo