fbpx

11 de Julho de 1979 – O Skylab Retorna Para a Terra de Forma Espetacular

No dia 11 de Julho de 1979, a estação espacial norte-americana conhecida como Skylab fez seu espetacular retorno para a Terra e queimou na atmosfera, seus detritos “choveram” sobre o Oceano Índico e sobre o Oeste da Austrália.

A última tripulação deixou a estação em 1974. Com o passar dos anos, a Skylab começou o processo de deorbit, ficando cada vez mais perto da Terra. Na verdade, a estação caiu na Terra um pouco antes do que a NASA havia antecipado. Fortes tempestades solares foram responsáveis por sua entrada um pouco pré-matura, pois a atividade solar aqueceu a atmosfera da Terra.

Enquanto os pedaços do Skylab queimavam na atmosfera, pessoas que moravam nessas regiões e os pilotos que estava sobrevoando a área viram dezenas de flashes coloridos, lembrando fogos de artifícios.

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=tGmjau4ceb0

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo