Esse vídeo aqui reproduzido foi compilado a partir das imagens feitas pela sonda Deep Impact da missão EPOXI da NASA durante seu sobrevôo do cometa Hartley 2 acontecido no dia 4 de Novembro de 2010. Durante o encontro a sonda e o cometa passaram um pelo outro a uma velocidade de 12.3 quilômetros por segundo. A sonda passou a 700 km do núcleo do cometa no momento de maior aproximação.
“Enquanto que as futuras geração devem ter a oportunidade de verdadeiramente explorar os cometas, esse sobrevôo nos dá uma excelente prévia do que eles devem experimentar”, disse o principal pesquisador da missão EPOXI Michael A’Hearn da University of Maryland, College Park. “O encontro com o Hartley 2 excedeu todas as nossas expectativas não somente no que diz respeito ao valor científico da missão, mas também na sua beleza majestosa”.
O vídeo é composto de 40 frames feitos pela câmera da sonda chamada de Medium-Resolution Instrument durante o encontro. A primeira imagem foi feita 37 minutos antes da maior aproximação a uma distância de 27350 quilômetros. A última imagem foi feita 30 minutos depois da maior aproximação a uma distância de 22200 quilômetros do cometa. A sonda foi capaz de imagear aproximadamente 50% da superfície iluminada do cometa em detalhe.
A missão EPOXI que sobrevoou o cometa Hartley 2 foi somente a quinta missão na história a imagear o núcleo de um cometa, e a primeira vez que dois cometas foram visitados pela mesma sonda a Deep Impact, o primeiro que ela visitou foi o Tempel 1 em 2005.
Fonte: