A sonda Cassini da NASA começou a transmitir suas últimas imagens da lua congelada e geologicamente ativa de Saturno, Encélado, adquiridas durante o sobrevoo do dia 28 de Outubro de 2015, quando a sonda passou a cerca de 49 quilômetros acima da região polar sul da lua. A sonda continuará transmitindo seus dados do encontro nos próximos dias.
“As impressionantes imagens da Cassini estão nos fornecendo uma rápida visão sobre Encélado, desse sobrevoo ultra próximo, mas a parte mais interessante dos dados ainda estão por vir”, disse Linda Spilker, a cientista de projeto da missão no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia.
Os pesquisadores em breve começarão a estudar os dados dos instrumentos detector e analisador de gás e poeira da sonda, que diretamente amostraram a pluma de gás e de partículas de gelo do tamanho de poeira da lua, durante o sobrevoo. Essas análises provavelmente levarão algumas semanas para ficarem prontas, mas devem fornecer ideias importantes sobre a composição do oceano global existente abaixo da superfície de Encélado e de qualquer atividade hidrotermal ocorrendo no assoalho desse oceano. O potencial para essa atividade nesse pequeno mundo, tem feito de Encélado um grande alvo para uma futura exploração em busca de ambientes habitáveis no Sistema Solar além da Terra.
Em adição às imagens processadas, imagens brutas e não processadas já estão disponíveis no site da missão da Cassini, em:
http://saturn.jpl.nasa.gov/mission/flybys/enceladus20151028
O próximo e o último sobrevoo da sonda Cassini por Encélado, acontecerá no dia 19 de Dezembro de 2015, quando a sonda irá medir a quantidade de calor que vem do interior da lua. O sobrevoo acontecerá a uma altura de 4999 quilômetros da superfície de Encélado.
Informações adicionais e produtos de multimídia para os sobrevoos finais da Cassini por Encélado estão disponíveis em:
http://solarsystem.nasa.gov/finalflybys
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperative da NASA, ESA e ASI. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da agência em Washington. O JPL é uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena. O centro de operações de imageamento da Cassini fica baseado no Space Science Institute, em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a Cassini, visite:
Fonte:
https://www.nasa.gov/feature/jpl/saturns-geyser-moon-shines-in-close-flyby-views