fbpx

Equipe da Sonda Rosetta Lança Novo Conjunto De Imagens Espetaculares do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

novas_imagens_rosetta_01

No dia 1 de Junho de 2015, a equipe da sonda Rosetta, lançou um dos mais esperados conjuntos de imagens do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, essas imagens podem ser encontradas em:

http://imagearchives.esac.esa.int/

novas_imagens_rosetta_06

As 1776 imagens, cobrem o período entre 23 de Setembro e 21 de Novembro de 2014, correspondendo ao estudo próximo realizado do cometa a uma distância de 10 km de seu núcleo, ou seja, 8 km de sua superfície, além das imagens feitas durante e imediatamente depois do pouso do módulo Philae, no cometa.

novas_imagens_rosetta_07

Uma animação ilustrando a trajetória da sonda Rosetta ao redor do cometa nesse período pode ser encontrada abaixo, fornecendo o contexto para os intervalos de distâncias cobertas pelas imagens lançadas. Devido à proximidade do cometa durante boa parte desse período, o núcleo fica maior do que o campo de visão da NAVCAM, e assim sendo, a maior parte das imagens são rasters de 2 x 2 para que possam cobrir todo o cometa.

Os frames podem ser admirados individualmente, mas eles podem também ser colados para criar mosaicos espetaculares, como se pode ver nesse post com algumas imagens lançadas. Como sempre, as imagens feitas pela sonda Rosetta sempre nos impressionam, e além disso, os fãs podem criar imagens ainda mais espetaculares com o conjunto lançado.

novas_imagens_rosetta_04

Em adição às imagens que mostram os estudos realizados nessa fase próxima da órbita, existem alguns tesouros escondidos, como as imagens feitas pela NAVCAM do módulo Philae logo após sua separação da Rosetta no dia 12 de Novembro de 2014. Embora as imagens não sejam muito detalhadas, o corpo do Philae e suas três pernas podem ser vistas, enquanto o módulo caia em direção ao cometa.

novas_imagens_rosetta_02

A NAVCAM também capturou maravilhosas imagens da região conhecida como Hatmehit, uma grande depressão de 1km de largura, no lobo menor do cometa.

A primeira sequência de imagens abaixo, inclui o primeiro ponto de toque do Philae, em Agilkia, na parte inferior esquerda do frame. O Philae, subsequentemente voou através da superfície do cometa, e caiu em algum local, agora conhecido como Abydos, cerca de duas horas depois.

novas_imagens_rosetta_03a

O próximo arquivo de imagens da NAVCAM está sendo planejado para ser lançado no final de Junho de 2015 e cobrirá o período de 21 de Novembro de 2014 e 19 de Dezembro de 2014.

novas_imagens_rosetta_05

Fonte:

http://blogs.esa.int/rosetta/2015/05/28/navcam-image-bonanza-close-orbits-and-comet-landing/

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo