Três pôsteres em estilo retro, criados por artistas trabalhando com a NASA, mostram como seria a propaganda para se viajar a exoplanetas com dois sóis, grama vermelha e com uma forte gravidade.
Os pôsteres foram criados por Joby Harris e David Delgado, estrategistas visuais no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, e mostram, de maneira artística é claro, como seria estar, ou estar voando, em um dos três exoplanetas representados.
Um dos pôsteres mostra o Kepler 186f, um planeta chamado as vezes de Primo da Terra. O exoplaneta é levemente maior que a Terra, e orbita uma estrela menor e mais apagada que o Sol. O planeta é o primeiro pequeno planeta descoberto no que pode ser a zona habitável da sua estrela, ou seja, uma área ao redor da estrela que poderia permitir que o planeta suportasse água no estado líquido em sua superfície. A imagem artística mostra o planeta coberto com grama vermelha.
“Se a vida vegetal existe num planeta como o Kepler 186f, sua fotossíntese poderia ter sido influenciada pelos fótons de comprimento de onda vermelho da estrela, fazendo com que a paleta de cor fosse muito diferente do que o verde que se tem na Terra”, pode-se ler na descrição do pôster.
Outro pôster retrô, mostra um skydiver voando acima da super-Terra HD 40307g, um exoplaneta que é oito vezes mais massivo que a Terra. Os oficiais da NASA não sabem se o planeta é rochoso ou se tem uma superfície soterrada abaixo das espessas camadas de gás e gelo, de acordo com o pôster. O tamanho massivo do planeta significa que sua força gravitacional é muito forte, fazendo com que um salto de paraquedas, por exemplo, fosse algo potencialmente emocionante e até mesmo assustador.
O último pôster mostra um astronauta maravilhado com os dois sóis no céu do planeta Kepler 16b. O mundo orbita duas estrelas, como o planeta Tatooine do filme Guerra nas Estrelas, mas o Kepler 16b pode não ser tão amigável como o lar de Luke Skywalker.
“A perspectiva para a vida nesse mundo incomum não é boa já que ele tem uma temperatura similar a do gelo seco”, diz o pôster da NASA. “Mas a descoberta indica que o icônico pôr-do-Sol duplo do filme é algo além da ficção científica”.
A NASA imprimiu cópias dos três pôsteres retro e os colocou no 225º encontro da American Astronomical Society, mas eles não estão disponíveis para venda. Você pode baixar as imagens e criar seus próprios pôsteres diretamente, acessando o site: http://planetquest.jpl.nasa.gov/media_categories?category=6
Fonte:
http://www.space.com/28211-nasa-alien-planet-travel-posters.html