O rover Opportunity da NASA capturou imagens de um cometa passando mais perto de Marte do que qualquer outro cometa conhecido passou pela Terra ou Marte. As imagens do cometa Siding Spring foram feitas contra o céu da madrugada marciana no último domingo, dia 19 de Outubro de 2014.
Os pesquisadores usaram a Pancam do rover Opportunity para imagear o cometa em uma variedade de tempos de exposição cerca de duas horas e meia antes da maior aproximação do cometa Siding Spring com Marte. No momento da maior aproximação que ocorreu com o cometa a cerca de 139500 quilômetros de distância de Marte, o céu acima do Opportunity já brilhava com a luz da manhã.
“É muito animador que esse cometa tenha chegado tão perto de Marte, nos dando a chance de estudá-lo com os instrumentos que hoje são usados para estudar o planeta Marte”, disse um membro da equipe científica do Opportunity, Mark Lemmon da Universidade Texas A&M, que coordenou o apontamento da câmera para registrar o cometa. “As visões dos rover em Marte, em particular, nos dão uma perspectiva humana, pois eles são tão sensíveis à luz como os nossos olhos também são”.
Três sondas orbitais da NASA em Marte, doi rovers e outros instrumentos na Terra e no espaço estão estudando o cometa Siding Spring. Esse cometa está fazendo sua primeira visita perto do Sol desde a Nuvem de Oort na parte mais externa do Sistema Solar, assim, as campanhas de observação podem trazer pistas frescas sobre os primeiros dias do Sistema Solar a mais de 4 bilhões de anos atrás.
O Opportunity está trabalhando em Marte desde Janeiro de 2004 e tem fornecido evidências sobre os antigos ambientes úmidos do Planeta Vermelho.
Para mais informações sobre a missão do rover Opportunity, visitem:
http://marsrovers.jpl.nasa.gov
Para mais informações sobre o cometa Siding Spring, visitem:
http://mars.jpl.nasa.gov/comets/sidingspring/
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=4348