Como se tentasse chamar nossa atenção, Mimas está posicionada contra a sombra dos anéis de Saturno, brilhando na escuridão. À medida que o verão se aproxima do hemisfério norte de Saturno, os anéis geram sombras cada vez maiores no planeta.
Com uma refletividade de cerca de 96%, Mimas, que tem cerca de 396 quilômetros de diâmetro, aparece brilhante contra o menos refletivo Saturno.
A imagem acima foi feita com a sonda Cassini apontada na direção iluminada pelo Sol dos anéis a cerca de 10 graus acima do plano dos anéis. A imagem foi feita com a câmera de grande angular da sonda Cassini, no dia 13 de Julho de 2014, usando um filtro espectral que preferencialmente admite comprimentos de onda da luz infravermelha próxima centrada em 752 nanômetros.
A imagem acima foi adquirida a uma distância aproximada de 1.8 milhões de quilômetros de Saturno e aproximadamente a 1.6 milhões de quilômetros de Mimas. A escala da imagem é de 108 quilômetros por pixel em Saturno e de 97 quilômetros por pixel em Mimas.
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da ESA e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da Agência em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhados, desenvolvidos e montados no JPL. O centro de operações de imageamento fica baseado no Space Science Institute em Boulder no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visitem, http://saturn.jpl.nasa.gov e http://www.nasa.gov/cassini. O site da equipe de imageamento da Cassini é o, http://ciclops.org.
Fonte:
http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA18282