fbpx

Poeira Extraterrestre é Encontrada na Câmara do Hayabusa

Partículas extraterrestres foram encontradas na câmara do Hayabusa, sonda da agência espacial japonesa que terminou sua turnê de sete anos ao redor do asteróide Itokawa em Junho de 2010.

A câmara da sonda pousou de pára-quedas no deserto australiano.

Uma análise usando microscopia eletrônica indicou a presença de partículas medindo 0.001 mm de diâmetro com feições características que são diferentes de materiais encontrados na Terra.

A agência espacial japonesa JAXA planeja levar as partículas para o SPring8 um equipamento de pesquisa que poderá dizer se elas são mesmo de um asteróide que está a 300 milhões de quilômetros de distância da Terra.

A sonda foi desenvolvida para coletar a poeira do asteróide. Mas se isso realmente aconteceu ainda é uma incerteza. O Hayabusa sofreu problemas operacionais durante sua viagem histórica.

Análises detalhadas das partículas foram originalmente planejadas para terem sido feitas em Setembro, mas em Agosto a JAXA  adiou essas análises que acontecerão no final de 2010.

Fonte:

http://search.japantimes.co.jp/cgi-bin/nn20101007a6.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:%20japantimes%20(The%20Japan%20Times:%20All%20Stories)

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo