fbpx
17 de novembro de 2024

Sonda Cassini Registra Formas Familiares nas Dunas de Titã

Cassini_captures_familiar_forms_on_Titan_s_dunes_node_full_image


observatory_150105As luas do nosso Sistema Solar estão nos mostrando aos poucos suas paisagens incomuns. Contudo, algumas vezes elas parecem bem familiares, como nas novas imagens de radar obtidas pela sonda Cassini, da lua Titã de Saturno. A imagem mostra listras escuras cavando dunas remanescentes parecido com algo que se pode encontrar nas praias da Terra, ou com linhas de fluxos encontradas nos jardins japoneses Zen.

Enquanto a nossa areia é composta de silicatos, a “areia” dessas dunas alienígenas são formadas por grãos de material orgânico que têm aproximadamente o mesmo da tamanho das partículas encontradas nas praias da Terra. O pequeno tamanho e a suavidade desses grãos, significa que as linhas de fluxos cavadas nas dunas se mostram escuras até mesmo para o olho humano.

Esses grãos são movimentados pelos ventos que sopram na superfície do satélite. Esses ventos não são tão velozes – se movem a cerca de 1 m/s – mas eles sopram em direções opostas através do ano, fazendo com que a areia de Titã se empilhe em certos lugares com o passar do tempo.

Titã parece estar cheio de feições e fenômenos que são muito familiares àqueles encontrados na Terra. Desde que a sonda Cassini chegou no sistema de Saturno em 2004, e jogou o módulo Huygens da ESA em 2005, os cientistas têm estudados essas similaridades entre Titã e a Terra, explorando suas dunas, canais, lagos de etano líquido e metano espalhados pela superfície.

Enquanto imagens anteriores registraram esses padrões familiares nas dunas de Titã, essa nova imagem mostra essas feições em grandes detalhes. A imagem foi obtida pelo radar mapeador de Titã da Cassini, no dia 10 de Julho de 2013, pela equipe liderada por Steve Wall do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA na Califórnia, EUA. A marca horizontal perto do centro da imagem é um artefato do processamento das imagens de radar da sonda.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da ESA e da ASI.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2014/04/Cassini_captures_familiar_forms_on_Titan_s_dunes


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo