O rover Curiosity da NASA e seus rastros recentes na Cratera Gale aparecem em imagens feitas pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA em 11 de Dezembro de 2013.
Os rastros mostram por onde o rover tem passado desviando de obstáculos na sua rota rumo ao talude inferior do Monte Sharp, seu grande próximo destino.
A câmera HiRISE imageou pela primeira vez o Mars Science Laboratory enquanto ele descia com seu paraquedas aberto para colocar o rover Curiosity em Marte, 17 meses atrás. Desde então, a HiRISE vem fornecendo visões atualizadas do caminho percorrido pelo rover, como visto da órbita de Marte.
A câmera HiRISE é operada pela Universidade do Arizona, em Tucson. O instrumento foi construído pela Ball Aerospace & Technologies Corporation, em Boulder, no Colorado. O projeto da sonda Mars Reconnaissance Orbiter e do MArs Science Laboratory, são gerenciados pelo Science Mission Directorate, em Washington, pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena.
Para mais informações sobre a HiRISE, visite: http://hirise.lpl.arizona.edu . Para mais informações sobre o módulo orbital Mars Reconnaissance Orbiter, visite http://www.nasa.gov/mro. Para mais informações sobre o Curiosity, visite http://mars.jpl.nasa.gov/msl/.
Fonte:
http://www.nasa.gov/jpl/mro/curiosity-tracks-20140109/index.html#.UtSzfZ5dV8F