Esta bela fotografia aérea do Cerro Armazones, obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Gerhard Hüdepohl, representa o momento ideal para o fotógrafo: quando tudo se posiciona para a fotografia perfeita.
Hüdepohl é também engenheiro eletrônico no Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul, no Cerro Paranal, o observatório astronômico mais avançado do mundo que trabalha na faixa visível do espectro e a infraestrutura emblemática do ESO. Hüdepohl capturou esta imagem quando ia num voo de Antofagasta para Santiago. Pouco depois da descolagem, o avião tomou o percurso ideal para uma fotografia aérea do Cerro Armazones – e Hüdepohl não podia ter pedido melhores condições. Aproveitando o momento, conseguiu capturar esta perspectiva invulgar do terreno visto de cima.
A imagem mostra o deserto do Atacama extremamente nítido, com o estreito caminho serpenteante bem destacado no meio do terreno poeirento. A estrada de terra batida sobe até o cume do Cerro Armazones, que se encontra neste momento cheio de equipamento de rastreio, mas que será o local do European Extremely Large Telescope, um telescópio de 40 metros que, não só responderá às atuais questões da astronomia, como também levantará, e esperemos que responda, a outras questões completamente novas.
Fonte:
http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1336a/