Os Mistérios da Super Lua
É um pássaro, um avião, não, é a Super Lua.
Aproximadamente, uma vez por ano, quando a Lua está cheia e no seu ponto mais próximo com relação a Terra, ela se torna uma Super Lua. As Super Luas tem sido culpadas pela loucura e por desastres naturais, mas será que é justo culpar o nosso vizinho cósmico mais próximo pelos problemas na Terra?
Aqui nesse post, sete fatos estranhos sobre a Super Lua que acontece nesse próximo domingo, dia 23 de Junho de 2013.
A Super Lua Não Irá Destruir a Terra
Apesar do clamor de algumas pessoas ao redor do mundo, a Super Lua não destruirá a Terra.
A Super Lua acontece quando a Lua está no perigeu – o ponto em sua órbita mais próximo da Terra – e em sua fase cheia.
A Super Lua é uma ocorrência normal já que a órbita da Lua ao redor da Terra é elíptica e isso não irá tirar a Terra de sua órbita.
Ela Não Vai Te Deixar Louco
Não tenha medo: A Super Lua não te transformará num lunático.
Estudos têm mostrado que a Lua Cheia de qualquer tipo não afeta o comportamento humano. Luas Cheias e Super Luas não causam mais internações em hospitais, distúrbios psiquiátricos, homicídios ou outros tipos de crime.
Nem Todas As Super Luas São Iguais
O perigeu entre a Terra e a Lua pode variar tanto quanto o diâmetro da Lua durante um dado mês. Embora isso possa parecer um grande número, na média, a Lua está a aproximadamente 30 diâmetros da Terra de distância do nosso planeta.
A gravidade do Sol é na verdade a força responsável por puxar a Terra e a Lua num alinhamento mais próximo, causando essa variação orbital.
As Super Luas de Dezembro São Maiores
A Lua parece maior no inverno do hemisfério norte? Deveria. Em Dezembro de cada ano a Terra está mais próxima do Sol, significando que a gravidade da estrela puxa a Lua para mais perto da Terra. Devido a esse efeito, as maiores Super Luas acontecem no inverno do hemisfério norte.
As Super Luas Mudam As Marés…Mas Não Muito
Uma Super Lua pode ser capaz de mudar as marés levemente, mas certamente ela não causa desastres naturais, dizem os especialistas. A Lua quando está na sua fase cheia causa as marés mais altas, mas o fato dessa Lua Cheia ser uma Super Lua ela não cria nenhuma diferença significante.
Os cientistas poderiam ser considerados sortudos se eles fossem capazes de ver qualquer diferença no nível das marés. Normalmente, a Super Lua causa mudanças nas marés de menos de 3 centímetros.
As Super Luas Ficarão Menores
Registre a sua Super Lua enquanto você pode, a Lua está se movendo para pontos mais distantes. As Super Luas ficarão cada vez menores em diâmetro no futuro, pois a Lua está vagarosamente se movendo para mais longe da Terra, a uma taxa de 3.8 centímetros por ano.
Os cientistas suspeitam que na formação a Lua ficava a uma distância de 22530 km do nosso planeta, mas agora ela está aproximadamente 384402 km de distância.
As Super Luas Acontecem Todos os Anos
A Super Lua acontece aproximadamente uma vez por ano e é visível tanto no hemisfério sul como no hemisfério norte da Terra. Fique de olho nos céus, nesse próximo domingo, dia 23 de Junho de 2013 e registre o fenômeno se conseguir. A próxima Super Lua só acontecerá novamente em Agosto de 2014.
Se você fizer imagens legais, ou vídeos e quiser ajudar o blog CIENCTEC, nos mande um e-mail com a foto, montarei uma galeria aqui e publicarei sua foto e/ou vídeo. Se quiser nos ajudar me contate: sacani@gmail.com. Obrigado.
Fonte:
http://www.space.com/21669-supermoon-full-moon-surprising-facts.html