Acima – Astronomia ao Vivo #22 – Planetários
O domingo de uns tempos para cá passou a ser um dia importante para a astronomia. Pelo menos no que diz respeito à divulgação da astronomia. Com o advento da internet e principalmente da capacidade de se integrar e de se interagir com pessoas de qualquer lugar no mundo, por meio de ferramentas, principalmente o Hangout do Google Plus, as Lives, ou eventos ao vivo tomaram conta das noites de domingo.
O primeiro evento que vamos comentar aqui, é nosso, brasileiro de coração. Desde o natal de 2012 começou a ser transmitida a live do Astronomia ao Vivo. Um encontro descontraído de pessoas interessadas em divulgar a astronomia e debater sobre as notícias, as datas comemorativas da semana, e demais assuntos. Nesse domingo, a live comemorou sua edição de número 22, e o tema principal foi o uso dos planetários como ferramenta de auxílio ao aprendizado da astronomia. Quem deu a palestra principal hoje foi a Juliana Romanzini, do Planetário de Londrina. Uma palestra muito boa, onde mostrou as atividades do planetário além de explicar tecnicamente como funciona o instrumento e os demais equipamentos disponíveis.
Infelizmente o Brasil é um país que não liga para a ciência. E isso fica claro nos planetários que temos por aqui. A Juliana, o Adriano e os demais que tomam conta dos planetários brasileiros, são verdadeiros guerreiros. Mas tudo aqui para na burocracia, tudo aqui depende da ajuda do governo e quando se mistura política com ciência boa coisa não vai dar. Isso é triste. O país hoje está muito mais interessado em arrumar estádios para copa, verdadeiros elefantes brancos em certos casos, do que investir uma quantia ínfima se comparado a isso em ciência de alto nível. Esse infelizmente é o país em que vivemos. De qualquer forma deixo aqui os meus parabéns para todos que estão nessa batalha e vamos com força que um dia venceremos toda a inércia.
Mais uma vez gostaria de parabenizar a todos os participantes, principalmente os idealizadores do evento como a Cris Ribeiro, o Adriano, o Newton e o Douglas. O programa é muito bom e nos dá orgulho do material humano que temos no nosso país.
Acima – Virtual Star Party de 10 de Junho de 2013
Terminada essa live, começou outro evento no mesmo estilo. A chamada e já tradicional Virtual Star Party, coordenada pelo editor do site Universe Today Fraser Cain. Essa live é um pouco diferente, a ideia é que os participantes levem seus telescópios para fora de casa, abram suas cúpulas e façam imagens. Enquanto as imagens vão surgindo, um grupo de astrônomos vai explicando o que estamos vendo e discutindo as descobertas, as peculiaridades e os desafios de cada objeto. É sensacional ver como pessoas do mundo inteiro compartilham de uma mesma paixão.
Nesse post apresento o vídeo da live do Astronomia ao Vivo #22, o vídeo da Virtual Star Party de 10 de Junho, e um vídeo muito legal que é chamada para a Virtual Star Party, onde se pode ver como os astrônomos abandonam a solidão de sua observação, numa noite fria e se juntam a centenas de pessoas, compartilhando suas experiências e principalmente as belas imagens que conseguem obter.
Esse é o domingo das lives de astronomia. Espero que todos possam se juntar a nós e acompanhar. Por isso digo, todo domingo, na internet mais próxima de você está acontecendo uma verdadeira revolução na astronomia. Juntem-se a nós!!
Acima – Vídeo de Chamada da Virtual Star Party