O cometa Pan-STARRS está passando perto da Galáxia de Andrômeda, a M31. Nas noites entre 2 e 5 de Abril de 2013, o brilhante cometa passará tão perto do redemoinho de estrelas que os dois objetos serão visíveis como um par no campo de visão de telescópios de grande campo e de câmeras digitais. O astrônomo amador Pavel Smilyk de Syktyvkar, na Rússia, registrou a aproximação do cometa com a galáxia na noite de 30 de Março de 2013.
Essa foto foi feita com 12 frames cada um com 2 minutos de exposição, usando para isso uma câmera Canon 5D Mark2.
N sua maior aproximação da galáxia entre os dias 3 e 4 de Abril de 2013, a cauda em forma de leque empoeirado do cometa deverá tocar os braços espirais mais externos da galáxia. De fato, como todos sabem, nenhum contato físico ocorrerá entre os dois objetos, o cometa é um objeto do nosso Sistema Solar, enquanto que a M31 está a uma distância de 2.5 milhões de anos-luz da Terra. Astrofotografias profundas e de grande exposição poderão, contudo, revelar uma aparente sobreposição entre os dois objetos.
Tanto o cometa, como a galáxia, estão visíveis a olho nu como pedaços apagados e nebulosos no céu oeste, depois do pôr-do-Sol, para os observadores do hemisfério norte da Terra.
Fonte:
http://spaceweather.com/gallery/indiv_upload.php?upload_id=80140