fbpx
23 de novembro de 2024

Arco Circumzenital na Inglaterra

arco_circumzenital_01

observatory_150105A imagem acima foi feita com uma câmera de um telefone celular por Gemma Worswick perto de Henley-on-Thames, Inglaterra e mostra como um arco circunzenital pode ser brilhante e colorido quando observado acima de nossas cabeças.

Diferente do comum halo de 22º, parélios, a maioria dos outros halos e até mesmo arco-íris, as cores dos arcos circumzenitais são que espectralmente puras.

Raios solares aproximadamente paralelos entram pela face superior de cristais achatados horizontalmente alinhados onde eles são refratados e dispersados nas cores do espectro. Os raios são dispersos à medida que eles deixam a face aproximadamente vertical para então serem direcionados para baixo.

Os arcos são curvos pois os cristais nas nuvens possuem todas as posições rotacionais em torno de seu eixo vertical. Mas o arco nunca pode ser um círculo completo, isso só acontece no raro Arco de Kern.

arco_circumzenital_02

Fonte:

http://atoptics.co.uk/fz870.htm

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo