fbpx

A Rotação de Júpiter e a Velha Lua Sobre a Alemanha

observatory_15010585 - CopyO vídeo acima mostra a rotação do planeta Júpiter com Io. Io é uma das luas de Júpiter e no vídeo acima esse satélite é visto gerando uma bela sombra no disco do planeta, disco esse coberto pelas imensas nuvens que tomam conta de toda a atmosfera do gigante gasoso. O período do vídeo em tempo real é de 1 hora e 10 minutos. Para mostrar melhor o efeito de rotação e a sombra de Io, o vídeo é movimentado para frente e para trás. A informação mais impressionante vem agora, esse vídeo foi feito com imagens obtidas em São Bernardo do Camp, na Grande São Paulo, usando um telescópio Celestron C8 e uma câmera DBK21AU618.AS. Esse vídeo foi feito pelo excelente astrofotógrafo brasileiro Rafael Defavari e foi postado por ele no youtube no dia 8 de Janeiro de 2013. Fica aqui, mais uma vez o meu parabéns ao Rafael, que vem fazendo imagens e vídeos realmente sensacionais. Compartilhem esse vídeo ele merece.

velha_lua_alemanha

Continuando com essa micro galeria de imagens inspiradoras, essa imagem acima mostra uma Lua, chamada de “velha”, pois ocorre no final do ciclo lunar, pairando no céu matutino sobre o Rio Saar, em Saarlouis na Alemanha. O Saar é o rio localizado na fronteira noroeste da França com o oeste da Alemanha. A foto acima foi feita por Gernot Meiser e foi publicada no site Twanight. Fonte: http://www.twanight.org/newTWAN/photos.asp?ID=3003331

alma_modificado_rodape10585 - Copy

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo