fbpx
23 de dezembro de 2024

O Auto Retrato do Curiosity em Grande Angular

713259main_pia16457-43_946-710

observatory_150105Nos dias 84 e 85 de trabalho do jipe robô Curiosity da NASA em Marte, correspondente aos dias 31 de Outubro de 2012 e 1 de Novembro de 2012, o rover usou seu instrumento chamado Mars Hand Lens Imager, ou MAHLI, para capturar dezenas de imagens em alta resolução que foram então combinadas para gerar esse auto retrato do próprio jipe.

O mosaico mostra o Curiosity em Rocknest, o ponto dentro da Cratera Gale, onde a missão fez as primeiras coletas de amostras de solo marciano para análise. Quatro marcas das coletas realizadas podem ser vistas no regolito, ou seja, no solo marciano em frente ao rover. Uma quinta amostra já foi coletada, mas a marca não aparece aqui pois foi posterior a essa imagem.

Auto retratos como esse documentam o estado do jipe robô e permite que os engenheiros da missão possam rastrear mudanças estruturais no equipamento ao longo do tempo, como acumulação de poeira e o estado das rodas. Devido a estar localizado na parte terminal do braço robô, somente o MAHLI, dentre os outros 17 instrumentos de imageamento carregados pelo Curiosity é capaz de fazer um auto retrato como esse incluindo as rodas e as partes cruciais do equipamento.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2417.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo