A sonda da NASA Messenger está em uma posição específica no Sistema Solar, orbitando o Sol dentro da órbita de Vênus. Dessa posição ela pode olhar na direção oposto do Sol e então buscar por pequenos objetos que possivelmente podem estar viajando na mesma região e são chamados de vulcanóides. É muito difícil buscar por esses objetos da Terra, pois observar objetos tão próximos do sol significa que temos que apontar os telescópios para perto do Sol e devido ao fato desses objetos serem pequenos eles vão se perder no brilho solar. Mas a Messenger pode fazer tais observações no que seria a noite e potencialmente observá-los, quando o Sol está literalmente atrás da sonda. A sonda Messenger tem feito essa busca por alguns meses quando está atingindo o seu periélio, ou seja, sua posição mais perto do Sol, próximo da órbita de Mercúrio.
Periodicamente porém objetos bem conhecidos cruzam o campo de visão da Messenger durante as suas buscas. No dia 6 de Maio de 2010, dois objetos bem famosos e bem conhecidos por todos nós cruzou o seu campo de visão e estão aqui registrados, esses objetos são a Terra e a Lua.
Hoje a Messenger está em seu periélio. ela ainda tem mais duas órbitas solitárias ao redor do Sol, um outro periélio também solitário no final desse ano e então a próxima vez que ela estiver perto do Sol em 18 de Março de 2011 ela encontrará com o planeta Mercúrio.
Fonte:
http://www.planetary.org/blog/article/00002626/