fbpx

O Eclipse Do Sol de 13/14 de Novembro de 2012 Observado Três Vezes Pela sonda Proba-2

O eclipse total do Sol, do dia 13/14 de Novembro de 2012, foi visto apenas por poucas e sortudas pessoas localizadas no norte da Austrália, depois de raspar na terra australiana, a passagem da totalidade entrou direto na parte sul do Oceano Pacífico. Uma quantidade um pouco maior de pessoas pôde ver o eclipse parcial do Sol onde a Lua não esconde totalmente o Sol mas só uma parte dele. Por sorte, a sombra do eclipse parcial do Sol caiu numa área onde estava a sonda da Agência Espacial Europeia Proba-2 que foi capaz de cruzar o eclipse por três vezes enquanto orbitava a Terra.

O vídeo acima feito pela Proba-2, um satélite que observa o Sol e o clima espacial, mostra todos os três eclipses parciais observados por ela através da luz ultravioleta. Durante o primeiro eclipse, a sonda Proba-2 só observou a Lua obstruindo um pequena porção do disco solar, mas no terceiro e no último eclipse observado pela Proba-2, o Sol, a Lua e a sonda Proba-2 estavam mais alinhadas, e a sonda quase observou um eclipse total do Sol.

A sonda Proba-2 se mantém constantemente observando o Sol, mas algumas vezes um diferente tipo de conjunção celeste acontece, no vídeo, o Sol ocasionalmente diminui de brilho enquanto a sonda passa através da sombra da Terra. Além disso, as vezes, a câmera acoplada à sonda Proba-2 registra uma explosão e uma intensa atividade, isso é o resultado da sonda passar através da Anomalia do Atlântico Sul, onde as partículas carregadas presas no Cinturão de Van Allen que circula a Terra penetra as baixas altitudes.

Fonte:

http://blogs.scientificamerican.com/observations/2012/11/14/november-2012-total-solar-eclipse-by-satellite-video/?WT_mc_id=SA_CAT_SPC_20121115

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo