Essa imagem de cor melhorada do rover Curiosity da NASA na superfície de Marte foi feita pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA enquanto o satélite passava sobre o local de pouso do rover. As cores foram melhoradas para mostrar as sutis variações de cores perto do rover, quer resultam de diferentes tipos de materiais.
O padrão gerado pelos foguetes do estágio de descida ao redor do rover é claramente visível com uma cor azulada, embora a cor real seja acinzentada.
O rover Curiosity pousou dentro da Cratera Gale, uma porção da qual é mostrada na imagem acima. A montanha no centro da cratera, chamada de Mount Sharp, está localizada fora do frame a sudeste. O norte na imagem está para cima.
Essa imagem foi adquirida num ângulo de 30 graus do ângulo reto com a superfície com a câmera apontada para oeste. Outra imagem olhando mais diretamente para baixa será adquirida em cinco dias completando assim um par estereográfico juntamente com a imagem acima.
A escala da imagem acima é de aproximadamente 31 centímetros por pixel.
A câmera HiRISE é um dos seis instrumentos a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA. A Universidade do Arizona em Tucson, opera a câmera HiRISE do módulo orbital, que foi construída pela Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder, Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato, administra o Projeto Mars Reconnaissance Orbiter para o Science Directorate da NASA, em Washington. A empresa Lockheed Martin Space Systems em Denver construiu a nave.
Fonte:
http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/pia16057.html