Em mais um momento de preparação para o pouso do MSL da NASA em Marte no dia 5/6 de Agosto de 2012, e para o momento que está sendo chamado de “Os Sete Minutos de Terror”, aqui nesse post retirado do site Universe Today, pode-se ver um vídeo feito em 1978 e chamado de 19 Minutos Para a Terra, que destaca as descobertas feitas tanto pelo módulo orbital como pelo módulo de pouso da sonda Viking da NASA que chegou de forma histórica e heroica em Marte, há 36 anos atrás, no dia 20 de Julho de 1976.
Num vídeo totalmente feito no estilo dos anos 70, pode-se ouvir a música típica da época e o ver o uso do estado da arte da tecnologia áudio visual disponível até então.
Além da música é claro, é interessante ver como em 1978 o tema sobre vida microbiana em Marte era tratado. Tanto a sonda Viking 1 como a Viking 2 foram desenhadas para pesquisar por evidências de atividades biológicas em Marte, o que elas fizeram cavando o solo marciano e procurando por sinais resultantes da respiração.
Embora os resultados tenham sido inicialmente dados como inconclusivos, pesquisas posteriores feitas com os dados obtidos pelas sondas Viking fizeram com que alguns cientistas clamassem que de fato os módulos de pouso encontraram evidências de vida em Marte.
Esse ainda é um tópico muito debatido, e que os cientistas esperam esclarecer de uma vez por todas com a pesquisa que será realizada pelo robô Curiosity e pelo Mars Science Laboratory.
Com toda a música e o estilo dos anos 70 foi o programa Viking que com certeza pavimentou o caminho para todas as futuras missões a Marte. Lições aprendidas com a missão Viking foram usadas para trilhar o caminho de sondas como os robôs Sojourner da Pathfinder e dos gêmeos Spirit e Opportunity, além de sondas como a Mars Reconnaissance Orbiter e a MArs Express. Muito em breve a sonda Curiosity continuará esse legado da exploração robótica do Planeta Vermelho e com certeza no futuro nossos filhos e netos irão olhar e dizer, nossa que vídeo mais antigo com o estilo do início dos anos 2000.
Vamos torcer pelo menos para que algumas questões vindas do universo possam ter sido respondidas até lá.
Fonte:
http://www.universetoday.com/96417/flashback-1978-nasa-film-shows-viking-discoveries/