fbpx

Expedição Patrocinada Pela NASA Descobre MAssiva Explosão de Fitoplâncton Sob O Mar Congelado Ártico

Os cientistas fizeram uma grande descoberta nas águas do Oceano Ártico, algo que poderia ser comparado ao descobrimento de uma floresta tropical no meio do deserto. Uma expedição, patrocinada pela NASA perfurou através de três pés do mar congelado para descobrir águas ricas em plantas marinhas microscópicas, essenciais para toda a vida marinha. O que eles descobriram nessa região é mais do que já havia sido descoberto em qualquer outro oceano da Terra.

A descoberta é o resultado de uma expedição oceanográfica chamada ICESCAPE, ou Impacts of Climate on EcoSystems and Chemistry of the Arctic Pacific Environment. A missão patrocinada pela NASA explorou as águas ao longo da costa oeste do Alasca a bordo de um navio quebra-gelos da Guarda Costeira Norte-Americana, durante os verões de 2010 e 2011. A descoberta revela uma nova consequência do aquecimento do Ártico e fornece uma importante pista para o entendimento dos impactos das mudanças climáticas em ambientes no Oceano Ártico e na sua ecologia.

Toda a história é contada no vídeo apresentado acima. Esse vídeo da NASA é de domínio público e pode ser baixado em:http://svs.gsfc.nasa.gov/goto?10907

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo