Após observar Marte, praticamente no mesmo horário de ontem, percebi que estava observando quase com o mesmo meridiano do desenho anterior, e por não perceber mudanças na imagem observada na data de ontem, resolvi desenhar algo próximo ao Pólo Celeste Sul (PCS).
O Sul estava bem limpo e é o local com menos poluição luminosa.
Não sabia o que ia observar e desenhar então deixei a buscadora, uma GSO 8×50, escolher o objeto.
A buscadora escolheu um aglomerado aberto facilmente observável com binóculos e que eu, particularmente, gosto muito, o Omicron Velorum, conhecido também por IC2391.
Um dos motivos deste aglomerado ser um dos meus DSO preferidos, é que este aglomerado brilhante do Sul foi descrito pela primeira vez por um dos meus ídolos, o astrônomo persa Al Sufi em 964 d.C..
Esse aglomerado aberto é grande, tem 50 minutos de arco, está a 580 anos luz de distância do nosso Sol e a magnitude é de 2,5, ou seja, num local mais escuro esse aglomerado é localizado com certa facilidade a olho nu.
Usei o mak90 com uma ocular de 40mm superploss da GSO, dando 31 vezes de aumento e um campo de visão de 1° 26′ 24” de arco, quase 3 Luas cheias enfileiradas no diâmetro do campo de visão.
O papel é um Canson Layout 120g/m2, lápis H, HB, 2B, 4B e 8B, o compasso usado foi o com adaptador para lápis.
Boa semana a todos!
Guilherme de Andrade
Não deixem de visitar os canais do Guilherme na internet:
www.rabiscandoouniverso.com.br
www.rabiscandoouniverso.blogspot.com
Onde é possível encontrar vários desenhos dos objetos celestes por ele observado além de dicas e informações sobre como desenhar o que se vê no céu.
Fonte:
http://www.rabiscandoouniverso.blogspot.com/2012/03/aglomerado-aberto-de-omicron-velorum.html