A foto acima mostra um interessante geodo e foi feita na L.C. Bates Museum. Na verdade esse é um geodo dodecaédrico, ou seja, um sólido composto de doze pentágonos regulares, e é considerado um dos sólidos Platônicos. Na Grécia antiga, os Pitagoreanos acreditavam que esses sólidos eram fundamentais para o universo. Mais recentemente um grupo de cosmologista propôs que o nosso universo poderia ter a forma de um dodecaedro (Espaço Dodecaedro de Poincare).
Como o cristal na imagem acima parece ser um dodecaedro, e os cristais são feitos da maneira mais eficiente de se combinar átomos, a estrutura atômica desse cristal muito provavelmente consiste de dodecaedros. Isso significaria que muitos dodecaedros para serem descobertos. Um dodecaedro aparece na novela “The Phantom Tollbooth” onde Alana, a fotógrafa encontra pela primeira vez um dodecaedro.
A palavra geodo, significa, parecido com a Terra, e é uma boa descrição para a forma dessas rochas surpreendentes. A casca externa muitas vezes esconde um interior maravilhosamente cristalino de quartzo ou outros cristais de rocha, no caso acima calcita. Os geodos se formam como concreções em cavidades de maneira tão diversa como bolhas de ar em rochas ou em raízes de árvores. Com o passar do tempo eles ganham uma concha que é penetrada pela água que dissolve a rocha no interior e permite o crescimento de minerais. A foto acima foi feita no dia 23 de Outubro de 2011.
Fonte: