Um vídeo amador raro que mostra o desastre com o Ônibus Espacial Challenger foi descoberto 25 anos depois do trágico evento que matou sete astronautas durante a decolagem da missão.
Registrado por Bob Karman, a filmagem bruta foi feita desde o aeroporto de Orlando na Flórida, a aproximadamente 80 km de distância do local de lançamento, enquanto ele retornava das férias com a família da Disnwy. Sua esposa e sua filha de 3 anos Kim, que agora trabalha na revista New Scientist podem ser vistas no começo do vídeo. “Após registrar o vídeo tive a sensação de que algo estava errado mas não tive a confirmação até que o piloto do avião nos confirmou a tragédia”, disse ele.
Karman sempre lembrou de ter filmado o evento, mas foi só recentemente, enquanto ele pesquisava por vídeos históricos amadores que ele encontrou a raridade. Registrado em uma era anterior à febre dos telefones celulares com câmera, quando poucas pessoas tinham filmadoras, esse é um dos poucos vídeos feitos do desastre por alguém do público em geral. Em 2010, outro vídeo similar (mostrado abaixo) também foi descoberto sobre o registro do acidente, e na época foi falado que era o único vídeo “amador” existente.
De acordo com o porta-voz da NASA Michael Curie, a NASA não tem uma coleção de vídeos amadores sobre o desastre. “A Rogers Commission usou todas as fotografias e vídeos da NASA na sua investigação mas nós não sabemos se eles usaram vídeos amadores não oficiais”, disse ele.
O vídeo foi digitalizado no mês passado a partir das fitas VHS originais. Karman acredita que ele possa ser a única pessoa viva que tenha documentado a tragédia em um vídeo caseiro.
Fonte: