Durante o sobrevoo da lua de Saturno Encélado ocorrido no dia 1 de Outubro de 2011, a sonda Cassini registrou essa imagem da lua juntamente com seu companheiro, o também satélite de Saturno Epimeteu e os anéis de Saturno.
Encélado, com 504 quilômetros de diâmetro toma conta do centro da imagem e seus famosos jatos emitidos pela sua região polar sul podem ser vistos de forma discreta na parte inferior da imagem. Na imagem abaixo uma visão mais detalhada dos jatos de Encélado.
Epimeteu, com 113 quilômetros de diâmetro surge na vista por detrás da parte norte de Encélado. O terreno iluminado visto de Encélado nessa imagem é uma área entre o hemisfério principal e o lado que fica voltado contra o planeta Saturno da lua. O norte está para cima na imagem. Essa imagem foi feita com a sonda apontando para o norte, em direção ao lado iluminado dos anéis e um pouco acima do seu plano.
Encélado e Epimeteu tiveram seus contrastes realçados e o brilho também aumentado de um fator de 1.8 com relação aos anéis de Saturno. Encélado aparece mais próximo da sonda Cassini nessa imagem.
Essa imagem foi feita com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini capturando a radiação emitida nos comprimentos de onda da luz visível. A imagem foi obtida a uma distância de aproximadamente 175000 quilômetros de Encélado e com o conjunto Sol-Encélado-Cassini em fase com ângulo de 151 graus. A escala da imagem é de aproximadamente 1 quilômetro por pixel em Encélado.
Fonte:
http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14582