A sonda Cassini registrou em detalhe uma imagem de uma parte do terreno na parte sul da lua de Saturno Encélado, onde um terreno repleto de crateras novas pode ser visto.
A imagem abaixo, mostra um mosaico desse hemisfério geologicamente ativo do satélite que mostra o terreno atingido por crateras mais recentemente da região polar sul de Encélado encontrando o terreno mais velho de crateras preenchidas da região mais ao norte. A área mostrada nessa imagem está localizada entre o hemisfério principal de Encélado e o hemisfério que fica com a face voltada para Saturno. Encélado tem 504 quilômetros de diâmetro e a imagem está centrada no terreno nas coordenadas de 35?S e 45?W. O norte está para cima na imagem.
A imagem foi feita através da luz visível usando a câmera NAC da sonda Cassini no dia 13 de Setembro de 2011. A imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 42000 quilômetros de Encélado e com o conjunto, Sol-Encélado-Cassini em fase com ângulo de 52 graus. A escala da imagem é de 253 metros por pixel.
Fonte:
http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14578