A lua de Saturno, Pandora, compartilha o palco com os raios fantasmagóricos do Anel B do planeta nessa cena observada pela sonda Cassini da NASA.
Pandora, com 81 km de diâmetro, está à esquerda na imagem. Os raios são marcas radiais visíveis na parte direita da imagem. As duas imagens abaixo mostram esses raios de outro ponto de vista.
A imagem foi feita usando um esquema de compressão que reduz o tamanho do arquivo da imagem para ser gravado com maior facilidade pelo sistema de gravação da Cassini, o resultado disso é que o anel apresenta uma aparência “pixelalizada”. Essa imagem foi feita com a sonda olhando para norte, no lado iluminado dos anéis, de uma altura aproximada de 9 graus acima do plano dos anéis.
A imagem foi feita usando a luz visível com a câmera WAC da sonda Cassini no dia 11 de Janeiro de 2010. A imagem foi adquirida a uma distância aproximada de 630000 quilômetros de Saturno, e o conjunto, Sol-Saturno-Cassini, estavam em fase com ângulo de 51 graus. A escala da imagem é de 34 km/pixel.
Fonte:
http://dailyrings.org/2011-09-30/