Essa imagem de Marte, foi sugerida pelo estudante de sétima série Dennis Mitchell que é da equipe da Evergreen Middle School em Cottonwood, na Califórnia, como parte do HiRISE Quest Student Imaging Challenge.
Os estudantes descobriram essa cavidade escura numa imagem do THEMI e submeteram uma sugestão de imagem para o HiRISE para ver em detalhe tal feição e determinar se ela poderia ser uma possível cavidade.
Essa imagem foi feita de uma região localizada no flanco sudeste do Monte Pavonis, um grande vulcão localizado na região de Tharsis em Marte. A cavidade circular escura no centro da imagem tem aproximadamente 180 km de diâmetro.
A cavidade parece ser circundada por uma pequena duna de areia. Embora a metade oeste da cavidade esteja na sombra (detalhe da figura acima), a grande dinâmica da câmera HiRISE permite ver nas sombras (detalhe da figura abaixo). O interior da cavidade consiste de pedaços de rochas cobertos por sedimentos, pedaços esses que variam de 1 a 5 metros. A região interna da cavidade parece ser um talude que se inclina em direção noroeste. Esse tipo de cavidade pode se formar pelo colapso de uma superfície que funciona como um terraço abaixo do qual a lava pode num passado remoto ter fluido, ou ainda pode ser o resultado de erosão e extensão.
Fonte: