Nebulosa Abriga Possível Supernova?

O sistema da estrela quente conhecido como MWC 922 parece estar embutido numa nebulosa criando a forma de um quadrado. A imagem aqui mostrada combina exposições de infravermelho do Telescópio Hale no Observatório do Monte Palomar e do Telescópio Keck-2 em Mauna Kea. A teoria é que a estrela central ou as estrelas estão expulsando cones de gás durante o último estágio de desenvolvimento. Os astrônomos especulam que os cones observados de um outro ângulo poderiam parecer similares aos gigantescos anéis da supernova 1987A, possivelmente indicando que uma estrela no MWC 922 poderia um dia explodir numa supernova similar.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/03/the-red-square-nebula-is-a-future-hypernova-explosion-hidden-here.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+TheDailyGalaxyNewsFromPlanetEarthBeyond+(The+Daily+Galaxy:+News+from+Planet+Earth+%26+Beyond)

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.