7 de Outubro de 1959: A Sonda Russa Luna 3 Fotografa Pela Primeira Vez o Lado Escuro da Lua


A sonda espacial Luna 3 fez as primeiras imagens do lado escuro da Lua em 7 de Outubro de 1959.

A sonda controlada por rádio, chamada de Luan 3, foi parte do programa lunar de sucesso da extinta União Soviética. Esse programa completou 20 missões até a Lua entre Janeiro de 1959 e Outubro de 1970.

Embora os EUA tenham ganham a corrida de colocar pela primeira vez o homem na Lua, os russos realizaram um grande número de missões e completaram marcos importantes na exploração da Lua, incluindo, o primeiro sobrevoo da Lua feito pela sonda Luna 1, o primeiro impacto de um objeto com  a superfície da Lua, a Luna 2, o primeiro pouso suave na Lua, a Luna 9 e a primeira sonda a orbitar a Lua, a Luna 10.

O objetivo da missão da sonda Luna 3 era fornecer as primeiras imagens do lado escuro da Lua. Para realizar isso, a sonda foi equipada uma câmera com uma lente de 35 mm, uma lente de 200 mm, com abertura de f/5.6, e outra câmera de 500 mm com f/9.5. A sequência de imagens foi automaticamente disparada quando fotocélula da sonda Luna 3 detectou o lado escuro da Lua, o que aconteceu quando a sonda passava a aproximadamente 40000 milhas acima da superfície lunar.

A câmera da Luna 3, fez 29 fotos num período de 40 minutos, cobrindo 70% da superfície do lado escuro da Lua. As fotos foram desenvolvidas, fixadas, e secas pela unidade interna de processamento de filmes da sonda Luna 3. Dezessete imagens foram escaneadas com sucesso e foram enviadas para Terra em 18 de Outubro, quando a sonda Luna 3 alcançou uma posição favorável para a transmissão das imagens.

Embora as imagens de baixa resolução tivessem que ser trabalhadas por computadores na Terra, no final obteve-se uma qualidade boa o suficiente para produzir uma tentativa de mapa do lado escuro da Lua, que a partir de então deixou de ser escuro para os seres humanos. Entre as feições que puderam ser identificadas estava o Mare Moscovrae, ou o Mar de Moscou, e o Mare Desiderii, ou Mar dos Sonhos, além de cadeias de montanhas que eram diferentes daquelas observadas no lado da Lua que é voltado para a Terra.

O contato com a sonda Luna 3 foi perdido em 22 de Outubro de 1959, e o seu destino é desconhecido até hoje. A sonda pode ter queimado na atmosfera da Terra em Março ou Abril de 1960, ou pode ter sobrevivido em órbita até o final de 1962.

Fonte:

http://www.wired.com/thisdayintech/2011/10/1007luna-3-photos-dark-side-moon/ 


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.