fbpx

6 de Maio de 1968 – O Dia Que Armstrong Quase Morreu Simulando o Pouso na Lua

No dia 6 de Maio de 1968, o astronauta da NASA, Neil Armstrong, quase morreu ao fazer uma simulação do pouso lunar. Isso aconteceu pouco mais de um ano antes dele se tornar o primeiro ser humano a caminhar pela Lua.

Armstrong estava voando numa máquina chamada de Lunar Landing Research Vehicle, na Base da Força Aérea de Ellington em Houston, quando o vazamento de propelente  causou uma falha total dos controles de voo. Após ficar sem controle no ar por alguns segundos, a máquina começou a cair.

Armstrong, teve que se ejetar do simulador quando estava a cerca de 30 pés do solo, e depois pousou com segurança de paraquedas, enquanto sua nave se arrebentou no chão e pegou fogo. Se ele esperasse apenas mais um segundo para apertar o botão de ejetar ele teria sido morto pela explosão da nave. Mas Armstrong se manteve frio e calmo o tempo todo, e mesmo depois de tudo que passou ele voltou ao trabalho no seu escritório.

Fonte:

https://www.space.com/39251-on-this-day-in-space.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.