50 Anos Atrás o Planeta Como Yuri Gagarin Deve Ter Visto

Em 12 de Abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Alexseyevich Gagarin, tornou-se o primeiro homem no espaço. Sua nva Vostok 1, remotamente controlada, o lançou a uma altitude de 200 milhas e o levou para uma volta ao redor da Terra. Quando atingiu o espaço seu primeiro comentário foi: “O céu é muito escuro; e a Terra é a azul. Tudo pode ser visto com muita clareza”. A visão que ele teve pode ser lembrada em inúmeras imagens, como essa feita em 2003 direto da Estação Espacial Internacional. Alan Shepard, o primeiro astronauta americano, só seria lançado ao espaço um mês depois e num voo mais curto suborbital. Nascido em 9 de Março de 1934, Gagarin foi piloto militar antes de ser escolhido para compor o primeiro grupo de cosmonautas em 1960. Como resultado de seu histórico voo ele se tornou um herói internacional e uma lenda. Morto quando seu jato Mig caiu durante um voo de treinamento em 1968, Gagarin foi enterrado com honras de herói, suas cinzas estão no Kremlin Wall. Vinte anos depois, em outro dia 12 de Abril, mas de 1981, a NASA lançou ao espaço o primeiro ônibus espacial.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110412.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.