49 Anos do Pouso do Homem na Lua – Uma Galeria de Imagens Especial Para Vocês

Quase meio século que o ser humano colocou pela primeira vez o seu pé em outro objeto planetário pela primeira vez.

Isso aconteceu em 20 de Julho de 1969, quando Neil Armstrong, Comandante da Missão Apollo 11, desceu pelas escadas do Módulo Lunar e atingiu a superfície da Lua, dizendo as palavras clássicas: “Um pequeno passo para um homem, mas um salto de gigante para a humanidade”.

Ele foi seguido na superfície da Lua pelo piloto do LEM, Edwin E. “Buzz” Aldrin, enquanto isso, Michael Collins orbitava o nosso satélite a bordo do Módulo de Comando, esperando por Armstrong e Aldrin para então voltarem para casa.

Na superfície da Lua, os astronautas usaram uma câmera Hasselblad 500 EL Data Camera, com uma placa Reseau, equipada com uma lente Zeiss Biogon de 60 mm, com f/5.6. As imagens feitas com essa câmera são muito nítidas, e algumas são muito bem conhecidas.

Nesse post aqui vamos ver algumas fotos menos conhecidas da missão. Embora não sejam tão conhecidas, elas possuem um grande valor.

Deem uma olhada na foto principal desse post. Ela não é foto conhecida como sendo a marca da bota na Lua, que é na verdade a segunda foto desse post. Talvez, até seja verdade que simplesmente a marca da bota na Lua seja mais icônica, mas se pensar bem, a foto que mostra o pé do astronauta também é espetacular, e será que não deveria ser trocada? O que vocês acham?

Além disso, nem todas as fotos são perfeitamente enquadradas, ou feitas com a exposição correta. Mas até essas pequenas imperfeições talvez as deixem mais extraordinárias. Isso nos lembra que os astronautas, além de heróis eram humanos e lógico podiam errar, focar mal imagem, errar a exposição de outra. Não se esqueçam que eles ficaram na superfície da Lua somente 21 horas e 36 minutos, e realizaram uma grande quantidade de tarefas.

Tive um pensamento agora enquanto escrevia esse post, será que talvez, as imagens divulgadas fossem essas com pequenas falhas, erros imperfeições, as teorias de conspiração sobre a ida do homem na Lua não teria menos força, tá aí algo para se pensar.

As fotos vieram do Project Apollo Archive do Kipp Teague. Para o projeto, Teague fez escaneamentos de alta resolução das imagens, fornecidas pela NASA, e então as publicou no Flickr. Todas as imagens aqui vieram dele e do post no site da revista Discovery.

As imagens originais têm uma resolução extremamente alta, e logicamente foram reduzidas para que pudessem estar aqui num site.

Óbvio que não poderia deixar o blog sem um post nesse dia que mudou muita coisa para todos nós, e já vamos se preparar para o próximo ano, que aí sim, a festa será grande, 50 anos do pouso do homem na Lua. Até lá fiquem com esse belo registro fotográfico.

Fonte:

[http://blogs.discovermagazine.com/imageo/2018/07/20/stunning-images-from-apollo-11-that-you-may-have-never-seen/#.W1KTgG\_PyMI] [https://www.flickr.com/people/projectapolloarchive/]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.