fbpx

3C305: O Intrigante Brilho de Uma Galáxia


A atividade de um buraco negro supermassivo é responsável pela intrigante aparência dessa galáxia, a 3C305, localizada a aproximadamente 600 milhões de anos-luz de distância da Terra. As estruturas em vermelho e a luz azul, são imagens feitas usando o comprimento de ondas de raio-X e a luz óptica do Observatório de Raios-X Chandra e do Telescópio Espacial Hubble, respectivamente. Os dados ópticos são provenientes somente da emissão de oxigênio, e devido a isso a completa extensão da galáxia não pode ser vista. Dados obtidos usando as ondas de rádio são mostrados em azul escuro e foram obtidos pelo Very Large Array da National Science Foundation no Novo México, bem como pelo Multi-element Radio-Linked Interferometer Network no Reino Unido.

Uma inesperada feição dessa imagem feita com múltiplos comprimentos de onda da 3C305 é que a emissão de rádio, produzida por um jato de seu buraco negro central, não se sobrepõem com o dado de raios-X. A emissão de raios-X, contudo, parece estar associada com a emissão óptica.

Usando essa informação, os astrônomo acreditam que a emissão de raios-X poderia ser causada por pelo menos um dos dois seguintes efeitos. Uma opção são os jatos provenientes do buraco negro supermassivo, que não é visível nessa imagem, que estão interagindo com o gás interestelar na galáxia e aquecendo-o o suficiente para emitir raios-X. Nesse cenário, o gás aquecido por ondas de choque se localizaria na frente dos jatos. A outra possibilidade, é que a radiação brilhante proveniente de regiões próximas ao buraco negro emitem energia suficiente no gás interestelar para causar o seu brilho. Dados de raios-X mais profundos serão necessários para que se possa decidir entre as duas hipóteses.

Fonte:

http://chandra.harvard.edu/photo/2009/3c305/?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .