fbpx

Exagero Vertical Mostra Detalhes da Cratera Rachmaninoff em Mercúrio

Rachman_rotate_movie_still

observatory_150105A imagem acima foi feita a partir do vídeo abaixo que mostra a rotação do planeta Mercúrio focada na bacia de impacto Rachmaninoff. Uma imagem de cor realçada foi então sobreposta a um modelo digital de elevação da superfície de Mercúrio. O exagero vertical dessa imagem é de 7 vezes. O anel externo da bacia tem aproximadamente 306 km de diâmetro e o anel interno, anel de pico tem aproximadamente 140 km de diâmetro. As planícies suaves dentro do centro aparecem em marrom nessa apresentação, enfatizando o contraste composicional com as rochas escuras, mais azuladas que formam as montanhas do anel de pico. Imagens do instrumento Mercury Dual Imaging System a bordo da sonda MESSENGER da NASA foram processadas para fornecer as informações sobre a cor e a elevação usadas para criar essa visão.

O mapa base colorido mostrado aqui consiste de imagens feitas com o MDIS através de oito diferentes filtros coloridos. Essas imagens fazem parte do mapa global colorido que cobre mais de 99% da superfície de Mercúrio com uma resolução média de aproximadamente 1 km/pixel.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1086

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo