VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO CANAL SPACE TODAY:

A missão TESS da NASA capturou a evidência de mais de 2200 candidatos a planetas orbitando estrelas brilhantes e próximas, incluindo centenas de planetas menores, muito possivelmente, mundos rochosos, bem parecidos com a Terra.

À medida que os cientistas comecem a confirmar as descobertas, a TESS promete provocar uma verdadeira explosão no número de exoplanetas conhecidos.

Talvez tudo seja ainda melhor, o brilho relativo das estrelas que esses exoplanetas orbitam deve permitir que os telescópios sucessores da TESS usem essa base de dados para estudar as atmosferas e pesquisar por água, oxigênio e outras moléculas que fazem desses exoplanetas mundos habitáveis.

O novo catálogo publicado com os candidatos a exoplanetas, resume dois anos da missão primária da TESS, com as descobertas que começaram em 2018.

A TESS fica numa órbita entre a Terra e a Lua, e está agora no que é chamado de período estendido da sua missão, ou seja, um período que será usado para preencher as lacunas de observação e assim ter todo o céu mapeado em ambos os hemisférios.

A TESS é um observatório espacial que busca simplesmente pela queda na curva de luz da estrela, quando um planeta passa na sua frente, ela é tão sensível que essa queda de brilho pode ser da ordem de 0.1% que ela consegue detectar.

A TESS conseguiu dados que serão usados por anos pelos pesquisadores para realizar estudos e entender a grande quantidade e diversidade de exoplanetas possivelmente encontrados.

O Telescópio Espacial James Webb e a futura missão ARIEL da ESA poderão explorar esses exoplanetas em detalhe para assim entender melhor sobre a sua composição, formação e migração.

O primeiro passo de todo esse processo é confirmar que esses exoplanetas realmente existem, cerca de 120 já foram confirmados até o momento.

Para confirmar é preciso fazer observações com telescópios em Terra, usando medidas gravitacionais e imageamento de alta resolução, além de fazer uma boa caracterização estelar.

Alguns dos exoplanetas mais notáveis encontrados até o momento estão:
O Pi Mensae c, um mini-Netuno, que é considerado o primeiro exoplaneta descoberto pea TESS, e é agora conhecido como sendo um dos dois planetas que orbitam a estrela localizada a 60 anos-luz de distância da Terra.

TOI-700d um planeta do tamanho da Terra localizado na zona habitável da sua estrela, ele está a cerca de 100 anos-luz de distância da Terra e orbita uma estrela relativamente fria, conhecida como anã vermelha que tem menos da metade do tamanho do nosso Sol. Ele é um dos 3 exoplanetas parecidos existentes nesse sistema.

TOI-125, anunciado em 2019, foi o primeiro sistema multiplanetário descoberto pela TESS, são 3 mini-Netunos e possivelmente 2 planetas adicionais, estão localizados a 360 anos-luz de distância da Terra.
TOI-1338b, o primeiro planeta orbitando duas estrelas descoberto pela TESS, um dos poucos planetas circumbinários descobertos nos últimos 25 anos, o sistema está localizado a aproximadamente 1300 anos-luz de distância da Terra.

LHS-3844b foi o primeiro exoplaneta de período ultracurto, conhecido como uma super-Terra quente, o seu ano dura 11 horas, esse planeta rochoso, quente, tem uma temperatura estimada de 531 graus Celsius, é mais quente que Vênus, orbita uma anã vermelha a cerca de 50 anos-luz de distância da Terra.

TOI-1690b um exoplaneta muito especial, gigantesco que orbita uma estrela do tipo anã branca, é um planeta muito especial pois sobreviveu à morte de uma estrela como o Sol, provavelmente ele ficava longe na órbita e depois da morte da estrela ele migrou para perto da estrela, é o primeiro planeta sobrevivente desse tipo encontrado.

TOI-849b é um planeta muito raro, um planeta enorme, denso, tinha uma atmosfera turbulenta que foi arrancada dele, ele tem 40 vezes mais massa que a Terra mas é apenas 3 vezes maior que a Terra, um ano nesse planeta dura menos que 1 dia terrestre, ele é extremamente quente, ele é na verdade o núcleo remanescente de um gigante gasoso.

Esses são só alguns exemplo, imagina quanto ainda tem para ser descoberto.

Vamos aguardar os resultados da missão estendida da TESS e as análises nesses mais de 200 candidatos a planetas.

#TESS #EXOPLANETS #SPACETODAY