fbpx
29 de fevereiro de 2024

Imagem Da Sonda Dawn Mostra Detalhes Da Região Da Cratera Domitia No Asteroide Vesta


Essa imagem feita com a câmera de enquadramento da sonda Dawn da NASA mostra a cratera Domitia no hemisfério norte do asteroide Vesta e a topografia da região ao redor, que inclui o complexo de crateras que recebe o sugestivo nome de Boneco de Neve. A cratera Domitia tem aproximadamente 50 km de diâmetro e está localizada na parte superior da imagem, um pouco afastada do centro. Ela é uma cratera altamente degradada e seu anel é quase que totalmente obscurecido por crateras de impacto menores e mais jovens. A cratera Domitia é grande e bem distinta, de modo que o seu nome é usado para dar nome também ao quadrante onde está localizada.

A imagem da esquerda é uma imagem de albedo, que foi feita diretamente através do filtro limpo da câmera de enquadramento. A imagem da direita, usa a mesma imagem de albedo como base mas tem suas cores codificadas de acordo com a altura das feições com a representação da topografia sobreposta a ela. A topografia é calculada a partir de uma série de imagens que forma feitas com diferentes direções de observação, conjunto esse que recebe o nome de imagens estereográficas. As várias cores correspondem às alturas das áreas. Por exemplo, a área branca na parte inferior direita da imagem é a área mais alta e a área azul escura na borda superior da imagem é a região mais baixa. A borda inferior da cratera Domitia está localizada na borda entre a parte azul escura e azul clara, de modo que ela defini uma fronteira nítida topográfica.

Essa imagem mostra os quadrantes Domitia, Marcia e Numisia em Vesta e está centrada nas coordenadas 22.3?N, 198.7?E. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem com sua câmera de enquadramento em 29 de Agosto de 2011. Essa imagem foi feita através do filtro limpo da câmera. A distância entre a sonda Dawn e o asteroide Vesta no momento da imagem era de 2740 km e a resolução da imagem é de aproximadamente 250 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida durante a fase denominada Survey da missão.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA15084


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo