fbpx

2 de Dezembro – Dia Nacional da Astronomia

“D. Pedro de Alcântara, membro do Instituto de França, como ele gostava de colocar no registro do observatório, inaugurou o equatorial [do Observatório de Juvisy], observando o planeta Vênus, não muito longe do Sol, apresentando o aspecto de um elegante crescente. Em memória da sua estada muito rápida, o popular soberano gentilmente plantou uma árvore como lembrança às gerações futuras de sua rápida passagem em nosso meio. Todos aqueles que participaram da recepção nunca esquecerão essa bondade paterna, essa simplicidade cordial, combinada com um excelente conhecimento humano e de coisas[diversas].” –  Revista L’Astronomie, Setembro de 1887, p. 330

A informação acima é uma pequena amostra do interesse que o brasileiro Pedro de Alcântara possuía pelas ciências, em especial a astronomia. Não por acaso que desde 1984 diversas associações lideradas na época pela União Brasileira de Astronomia (UBA) escolheram a data natalícia de Pedro de Alcântara para celebrar no Brasil o Dia da Astronomia. Naquele ano de 1984 os clubes de astronomia, planetários e observatórios das cidades de Fortaleza, Recife, Goiânia, São Paulo, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Santa Maria organizaram várias atividades muito similares ao que presenciamos durante o Ano Internacional da Astronomia – 2009. Nos anos seguintes algumas associações ainda mantinham a tradição de realizar atividades de divulgação ou observação no Dia da Astronomia. Certamente tais associações encorajaram algumas autoridades públicas para oficializar a data de 2 de dezembro como é o caso do Rio de Janeiro que, através da Lei estadual nº 4.835, decreta o 2 de dezembro como Dia do Astrônomo. Por outro lado, tramita na Câmara Federal de Deputados o Projeto de Lei nº 5.931 de 2009 para instituir definitivamente o Dia Nacional da Astronomia em 2 de dezembro.
Estes e outros fatos ilustram bem como o 2 de dezembro já está devidamente associado à astronomia brasileira, mesmo que isto seja desconhecido entre diversos membros da comunidade astronômica. Após as atividades de 2009 nada mais justo do que manter acesa a ideia de manter o dia 2 de dezembro como uma data especial para a astronomia brasileira.
Fonte:
http://www.rba.astronomos.com.br/index.php

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .