O CONTINENTE PERDIDO DA ZEALÂNDIA E A ORIGEM DO ANEL DE FOGO | SPACE TODAY TV EP2123

VENHA PARTICIPAR DO CURSO DE ASTRONOMIA DO SPACE TODAY:

http://academyspace.com.br/bigbang

—————————————————–

ASSISTA O VÍDEO DA NED:

https://www.youtube.com/watch?v=ywmXvsHBBp4

——————————————————————–

VISITE A LOJA DO SPACETODAY:

https://www.spacetodaystore.com

——————————————————————–

SEJA MEMBRO DO SPACE TODAY E AJUDE COM A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO SÉRIA NA ÁREA DE ASTRONOMIA:

https://www.patreon.com/spacetoday

https://apoia.se/spacetoday

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————–

A Terra é um planeta realmente espetacular.

Você já ouviu falar na Zealândia?

A Zealândia, é um continente perdido do planeta Terra, é um pedaço de crosta continental que fica bem perto da Austrália.

Quase toda a Zealândia fica abaixo do oceano, com a exceção de poucas partes protuberantes, como a Nova Zelândia e a Nova Caledônia.

Mas a Zealândia não é composta de uma crosta oceânica rica em magnésio e ferro.

Ao invés disso ela é composta de uma crosta continental menos densa.

Essa grande questão geológica é conhecida desde a década de 1970.

Só teria um jeito de resolver esse dilema, perfurando o fundo do oceano, coletando amostras e estudando essas amostras, assim seria possível contar a história geológica da região e então entender o que aconteceu.

Então, em 2017, uma expedição chamada de International Ocean Discovery Program Expedition 371, perfurou o oceano na região onde está a Zealândia e coletou amostras.

Os fósseis presentes nas amostras indicaram algo ainda mais interessante com relação a Zealândia.

Além de mostrar que a Zealândia era mesmo um continente antigo e perdido da Terra, essas análises mostraram que as porções ao norte da Zealândia se ergueram entre 1 e 2 km enquanto que outras seções afundaram na mesma quantidade.

Isso aconteceu antes do continente como um todo afundar 1 km abaixo da água.

Ao calcular o tempo geológico em que isso aconteceu, veio a grande surpresa.

Esse processo todo aconteceu no mesmo período em que estava acontecendo uma reorganização global de placas tectônicas no planeta Terra.

Uma reorientação das numerosas dorsais meso oceânicas e todo o processo de subducção.

Toda essa transformação deu origem ao que conhecemos hoje como Anel de Fogo, um anel de atividade vulcânica e sísmica que contorna todo o Pacífico.

Todo esse trabalho é muito importante, pois sabemos que a subducção é que comanda o ciclo tectônico da Terra, e essa descoberta joga uma luz sobre como esse processo todo pode ter começado.

Outra coisa interessante é que o surgimento do Anel de Fogo se deu praticamente de forma simultânea em todo o Pacífico.

Os pesquisadores bolaram uma hipótese para explicar isso, o chamado evento de ruptura de subducção, esse evento pode ter ativado falhas antigas que estavam doentes por milhões de anos.

Esse evento pode ter levado milhões de anos, e as análises dos dados obtidos sobre o continente perdido da Zealândia pode nos ajudar a determinar como e porque isso aconteceu e quais as consequências para os animais, para as plantas e para o clima global.

A dificuldade nesse caso é que não existe nenhum evento análogo recente e isso vai dificultar muito o entendimento de tudo, porém, a tecnologia está aí, e novas amostras podem ser coletadas e novas análises podem ser feitas.

Agora me responde, a Terra não é mesmo um planeta fascinante? Será que em algum lugar do universo existe um mundo tão complexo quanto o nosso planeta?

Deixem aí nos comentários.

Fontes:

https://www.geosociety.org/GSA/News/pr/2020/20-03.aspx

https://pubs.geoscienceworld.org/gsa/geology/article/doi/10.1130/G47008.1/581016/Continental-scale-geographic-change-across

#Zealandia #Earth #SpaceToday

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.