fbpx
17 de setembro de 2021

As rodas do Curiosity

-Elis Lopes

 

Você se lembra dos problemas com as rodas do rover mais fotogênico de Marte? Sim, estou falando dos estragos que as rochas marcianas estão fazendo nas rodas do Curiosity.

Este problema vem incomodando os cientistas desde 2013, quando as rodas começaram a dar sinal de desgaste, e desde então eles tentam resolver o problema da melhor forma possível já que não existem mecânicos em Marte. A última solução que foi implementada, após uma série de testes, em Março no rover  e entrou em uso no dia 8 de Junho foi um software desenvolvido por Jeff Biesiadecki e Olivier Toupet. Esse software utiliza um algorítimo de controle de tração que regula a velocidade de cada roda do rover para diminuir a pressão nas rochas. Utilizando dados em tempo real, o software mede mudanças no sistema de suspensão para descobrir os pontos de contato de cada roda. Então, calcula a velocidade correta para evitar o deslizamento, melhorando a tração do rover.

Esperamos que isso realmente ajude o Curiosity a percorrer mais alguns bons quilômetros na superfície marciana, afinal, de percas já basta a Rosetta ano passado e em breve a Cassini!

 

Fonte: https://www.nasa.gov/feature/jpl/an-algorithm-helps-protect-mars-curiositys-wheels

Elis Lopes

Veja todos os posts

Arquivo