A ERUPÇÃO DO ANAK KRAKATOA VISTA DO ESPAÇO | SPACE TODAY TV EP2188

VISITE A LOJA DO SPACETODAY:

https://www.spacetodaystore.com

——————————————————————–

SEJA MEMBRO DO SPACE TODAY E AJUDE COM A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO SÉRIA NA ÁREA DE ASTRONOMIA:

https://www.patreon.com/spacetoday

https://apoia.se/spacetoday

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————–

Semana passada, trouxe o vídeo aqui explicando sobre o vulcão Anak Krakatoa e a sua erupção desse mês de abril de 2020.

O vulcão Anak Krakatoa é um dos vulcões mais ativos do mundo, são registradas mais de 50 erupções conhecidas do vulcão em quase 2000 anos.

Sendo a última erupção essa de 11 de abril de 2020.

No dia 13 de abril de 2020, o instrumento OLI a bordo do satélite Landsat 8 adquiriu uma imagem multiespectral da região onde fica o vulcão mostrando a pluma de fumaça que se estendeu dele.

A imagem feita em cor natural, foi combinada com uma imagem em infravermelho para que se possa ver as rochas derretidas.

De acordo com a cor da pluma nas imagens de satélite, os pesquisadores disseram que ela é principalmente composta de vapor d’água e gás.

Quando a pluma é composta por cinza vulcânica, normalmente a coluna de fumaça que sobe do vulcão é cinza.

Uma pluma um pouco mais escura se estende para norte do vulcão e com uma altura menor indicando ali a presença de cinzas vulcânicas mais pesadas, essa parte da pluma foi transportada pelos ventos.

A pluma branca de vapor d’água sobe e rapidamente se condensa na atmosfera, então fica mais tempo sobre o vulcão, como é visto na imagem.

O centro de vulcanologia e de mitigação de perigos geológicos da Indonésia reportou que rochas foram expelidas do vulcão mas com intensidade insignificante.

O vulcão, como eu falei é muito ativo, então por isso ele é monitorado sempre.

Não devemos nos assustar com isso, devemos sim, monitorar e entender bem o que está acontecendo, assim é possível evitar danos pessoais maiores.

O fluxo de lava e a cinza vulcânica atingiu um raio de 2 km a partir do centro da erupção, e uma chuva com cinzas vulcânicas pode atingir algum ponto da região dependendo das condições atmosféricas.

Como eu falei no outro vídeo, não fique preocupado com essas coisas, são atividades normais, aliás essa foi até uma atividade baixa, não entre em pânico e fiquem bem!!!

Fonte:

https://earthobservatory.nasa.gov/images/146581/violent-puffs-from-krakatau

#ANAKKRAKATOA #VOLCANO #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.