Ziguezague Em Hellas Planitia Em Marte

Space Today
26 out 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Com cerca de 2200 quilômetros de diâmetro, a Hellas Planitia é a maior bacia de impacto visível no Sistema Solar, e abriga as menores elevações da superfície de Marte, bem como uma grande variedade de paisagens. Essa imagem feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, a MRO, cobre uma pequena porção central da bacia e mostra um campo de duna com muitos rastros dos chamados dust devils, os redemoinhos de poeira que atingem Marte.

No meio, nós Podemos ver o que parecem ser marcas de arranhão, que correm para sudeste, ou seja, para a parte inferior direita da imagem, no talude da duna. É possível ver que essas marcas parecem descer o talude em ziguezague. O nome correto dessas marcas de arranhão é ravinas lineares.

Como na Terra, as regiões localizadas nas altas latitudes de Marte são cobertas com gelo no inverno. Contudo, o gelo de inverno em Marte é feito de dióxido de carbono, ou seja, é gelo seco, ao invés de ser gelo de água. Acredita-se que essas ravinas lineares sejam o resultado desse gelo seco se quebrando em blocos, que então escorregam ou rolam pelos taludes arenosos mais quentes, sublimando e cavando o terreno.

As ravinas lineares exibem uma sinuosidade excepcional, o padrão de ziguezague, e acredita-se que esse seja o resultado de repetidos movimentos dos blocos de gelo seco numa mesma trajetória, possivelmente, em combinação com diferentes padrões de resistência e dureza da areia localizada no talude. A determinação do processo específico que causa a formação e a evolução da sinuosidade em ravinas lineares é uma questão que os cientistas ainda estão tentando descobrir.

A Universidade do Arizona em Tucson, opera a câmera HiRISE, que foi construída pela Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder, no Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão da Caltech em Pasadena, na Califórnia, gerencia o Mars Reconnaissance Orbiter Project para o Science Mission Directorate da NASA, em Washington.

Crédito da Imagem: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia22052/squiggles-in-hellas-planitia

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

X
Conheça a Loja do SpaceToday!