image_2476e-Moon-Far-Side

Vídeos Espetaculares da NASA Mostram o Lado Escuro da Lua

Space Today
11 fev 2015

image_2476e-Moon-Far-Side

observatory_1501051Usando dados da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, os cientistas da NASA criaram uma detalhada simulação visual do lado escuro da Lua, o lado que não pode ser visto da Terra.

Como o lado que observamos, o lado escuro da Lua também tem um ciclo completo de fases.

Mas o terreno no lado escuro da Lua é um pouco diferente. Ele não possui as grandes manchas escuras, chamadas de mares, que são muito comuns no lado da Lua voltado para a Terra.

Ao invés disso, crateras de todos os tamanhos preenchem por completo o lado escuro do nosso satélite.

O lado escuro é também o lar de uma das maiores e mais antigas feições de impacto de todo o Sistema Solar, a Bacia Aitken do Polo Sul, visível aqui como uma mancha relativamente mais escura cobrindo o terço inferior do disco da Lua.

O lado escuro foi visto pela primeira vez em imagens altamente granuladas enviadas para a Terra pela sonda Luna 3, que passou pela Lua em Outubro de 1959.

A sonda Luna 3 foi a terceira sonda a alcançar a Lua. As imagens do lado escuro eram muito ruidosas e não dava para ver nada, mas como a Lua sempre mostra a mesma cara para a Terra, as imagens mesmo ruins apresentaram uma Lua que ninguém conhecia.

A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter foi lançada a quinze anos atrás, em Junho de 2009, do o Kennedy Space Center na Flórida, e desde então tem enviado para Terra centenas de terabytes de dados, permitindo que os cientistas possam criar mosaicos extremamente detalhados e mapas de elevação digital do lado escuro da Lua.

Fonte:

http://www.sci-news.com/space/science-new-video-nasa-far-side-moon-02476.html

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Jairo Amaral

    Sérgio, isso é o lado oculto da Lua, e não lado "escuro".