Vídeo Mostra o Dramático Surgimento de Uma Nova Ilha no Japão

Space Today
23 nov 2013


observatory_150105A ilha tem aproximadamente 200 metros de diâmetro, de acordo com a Guarda Costeira Japonesa. Ela está localizada na costa de Nishinoshima, pequena por si só, é uma ilha inabitada num grupo de cerca de 30 ilhas conhecido como Ilhas Bonin, ou Cadeia Ogasawara.

Perguntado pela imprensa se a nova ilha em breve receberá um nome, o porta-voz do governo japonês Yoshihide Suga respondeu que eles esperarão um tempo para ver primeiro se ela se fixa mesmo como uma ilha, já que novas ilhas como essa tendem a desaparecer embaixo das ondas em curto espaço de tempo.

“Se ela realmente se fixar como um ilha, nós ficaremos felizes por termos ganho mais um território”, disse Suga para a imprensa.

Na quinta-feira, a guarda costeira japonesa lançou o vídeo da nova ilha, se forjando abaixo de fumaça e de vapor. O vídeo mostra poeira e rochas explodindo de uma cratera que entrou em erupção no mar.

O vulcanologista da guarda costeira, Hiroshi Ito, disse ao canal de notícias FNN, que não está claro se a ilha será permanente ou se ela retornará ao mar.

O Japão é um arquipélago de milhares de ilhas, apesar da maior parte da população viver em poucas ilhas grandes. O Japão é bem conhecido por sua atividade vulcânica e pelos terremotos, e faz parte do chamado Anel de Fogo, um círculo imaginário costeiro que envolve boa parte do Oceano Pacífico.

A região tectonicamente ativa inclui a costa leste da Ásia e as longas costas oeste da América do Sul e do Norte. Foi no Anel de Fogo que ocorreram as grandes erupções vulcânicas do século passado do Monte Santa Helena em Washington e do Monte Pinatubo nas Filipinas.

Os vulcões que geraram a ilha mais nova do Japão entrou em erupção pela última vez em meados dos anos de 1970, ao longo da Trincheira Izu-Ogasawara-Mariana.

Fonte:

http://news.nationalgeographic.com/news/2013/11/131121-japan-volcano-new-island-eruption-science/?source=hp_dl5_news-video-island-forming_20131123


alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.