loop_bc_final

Vídeo da New Horizons Mostra Plutão e Caronte Em Cores Pela Primeira Vez

Space Today
22 jun 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

loop_final

O primeiro filme colorido feito pela missão New Horizons da NASA mostra Plutão e sua maior lua Caronte, e a complexa dança orbital dos dois corpos, conhecidos como um planeta duplo.

“É animador ver Plutão e Caronte em movimento e em cores”, disse Alan Stern, o principal pesquisador da missão New Horizons, do Southwest Research Institute (SwRI) em Boulder, no Colorado. “Mesmo com essa baixa resolução, nós podemos ver que Plutão e Caronte têm cores diferentes – Plutão é mais bege e alaranjado enquanto que Caronte é cinza. Exatamente por que eles são tão diferentes é ainda tema de muito debate”.

A sonda New Horizons fará sua maior aproximação de Plutão no dia 14 de Julho de 2015 passando a cerca de 12500 quilômetros acima de sua superfície. Essa é a primeira missão a Plutão e ao Cinturão de Kuiper, uma relíquia da formação do Sistema Solar além de Netuno. Enviando uma sonda numa jornada dessas nos ajudará a responder questões básicas sobre as propriedades superficiais, as atmosferas e as luas do sistema de Plutão.

Esses vídeos com cor quase que verdadeira foram montados a partir de imagens feitas em três cores – azul, vermelho e no infravermelho próximo – pelo instrumento Multicolor Visible Imaging Camera, um instrumento conhecido como Ralph. A imagem foi feita em nove diferentes ocasiões entre 20 de Maio e 3 de Junho de 2015.

Embora os dois filmes foram preparados das mesmas imagens, eles mostram o par Plutão-Caronte de diferentes perspectivas. Um filme é centrado em Plutão, o que significa que Caronte é mostrado como se movendo em relação a Plutão, que está digitalmente centrado no filme (o polo norte de Plutão está para cima). Plutão completa uma rotação ao redor de seu eixo a cada 6 dias, 9 horas e 17.6 minutos – o mesmo tempo que Caronte leva para cumprir sua órbita. Olhando cuidadosamente para o filme, é possível detectar uma variação regular no brilho de Plutão – devido aos terrenos claros e escuros na sua face.

O segundo filme é baricêntrico, significando que tanto Plutão como Caronte são mostrados em moviemtno ao redor de uma baricentro do sistema binário – ou seja, o centro compartilhado pelos dois corpos enquanto executam o movimento planetário. Pelo fato de Plutão ser muito mais massivo que Caronte, o baricentro (marcado por um pequeno x no filme) é muito mais próximo de Plutão do que de Caronte.

À medida que a sonda New Horizons se aproxima do seu alvo, melhores imagens chegarão. “As observações coloridas estão ficando cada vez melhores, eventualmente resolvendo as superfícies de Caronte e Plutão em escalas de poucos quilômetros”, disse Cathy Olkin, cientista de projeto da New Horizons do SwRI. “Isso nos ajudará a revelar a natureza de suas superfícies e a maneira como os voláteis são transportados pela superfície. Eu não posso esperar: só faltam 3 semanas”!

O Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory (APL) gerencia a missão New Horizons para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. Alan Stern do Southwest Research Institute (SwRI), sediado em San Antonio, é o principal pesquisador e lidera  a missão. O SwRI lidera a equipe científica, as operações de carga e o planejamento da ciência de encontro. A New Horizons é parte do programa New Frontiers, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville no Alabama. O APL desenhou, construiu e opera a sonda.

O instrumento Ralph é um projeto colaborativo entre o SwRI, a Ball Aerospace em Boulder, no Colorado, e o Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland.

Para mais informações sobre a missão New Horizons, incluindo fact sheets, programações, vídeos e imagens, visite:

http://www.nasa.gov/newhorizons

http://pluto.jhuapl.edu

Siga a missão New Horizons nas redes sociais, usando a hashtag #PlutoFlyby para se juntar ao debate. A conta de Twitter oficial da missão é @NASANewHorizons. Atualizações estarão disponíveis no Facebook em:

https://www.facebook.com/new.horizons1

loop_bc_final

Fonte:

http://www.nasa.gov/feature/pluto-and-its-moon-charon-now-in-color

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários