A Microlensing Mystery

Uma Microlente Gravitacional Misteriosa

Space Today
5 out 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

A Microlensing Mystery

Este campo estrelado mostra o enxame globular NGC 6553, que se situa a aproximadamente 19 000 anos-luz de distância na constelação do Sagitário. Neste campo, as astrónomos descobriram um misterioso evento de microlente gravitacional.

A microlente é uma forma de lente gravitacional, na qual a radiação emitida por uma fonte de fundo se curva devido ao campo gravitacional de um objeto que se encontra em primeiro plano, dando origem a uma imagem amplificada do objeto de fundo. O objeto pertencente ao NGC 6553 que causa a microlente gravitacional faz curvar a radiação emitida por umaestrela gigante vermelha que se encontra no campo de fundo (marcada com uma seta). Se este objeto se situar realmente no enxame — algo que os cientistas pensam ter apenas 50% de probabilidade de ser verdade — então poderia ser um buraco negro com uma massa duas vezes a do Sol, o que o tornaria o primeiro objeto deste tipo a ser descoberto num enxame globular. Seria também o buraco negro de massa estelar mais velho descoberto até hoje. No entanto, são necessárias mais observações para determinar a verdadeira natureza deste objeto.

Esta curiosidade cosmológica foi detectada pelo telescópio VISTA do ESO instalado no Observatório do Paranal no Chile, no âmbito do rastreio VVV (Variáveis VISTA na Via Láctea) — um rastreio no infravermelho próximo que mapeia as regiões centrais da Via Láctea.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1540a/

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Meire Ruiz

    Super interessante!