Uma Combinação de Luz e Gelo Em Mais Uma Bela Imagem da Cassini

Space Today
13 fev 2018

O satélite Encélado de Saturno passa na frente dos anéis e do pequeno satélite Pandora, nessa bela imagem feita pela sonda Cassini da NASA em 1 de Novembro de 2009. Toda a cena é iluminada por trás pelo Sol, fornecendo uma impressionante iluminação para as partículas de gelo que constituem tanto os anéis como os jatos emanados do polo sul de Encélado, que tem cerca de 505 quilômetros de diâmetro. Pandora, que tem cerca de 84 quilômetros de diâmetro, estava no lado oposto dos anéis com relação a Cassini e a Encélado, quando a imagem foi feita. Essa imagem foi feita com a Cassini olhando em direção a lado noturno de Pandora, que estava sendo iluminado pela luz dourada refletida por Saturno.

Essa imagem em cor natural foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da Cassini a uma distância de aproximadamente 240800 quilômetros de Encélado e de 566800 quilômetros de Pandora.

A sonda Cassini terminou sua missão em 15 de Setembro de 2017.

A missão Cassini foi um projeto cooperativo da NASA, ESA e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, na Califórnia, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visitem:

https://saturn.jpl.nasa.gov e https://www.nasa.gov/cassini.

O site da equipe de imagens da Cassini é o: http://ciclops.org.

Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia17144/a-song-of-ice-and-light

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

X
Conheça a Loja do SpaceToday!