Uma Breve História de Eclipses Observados E Fotografados do Espaço Pelos Astronautas

Space Today
20 ago 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

No dia 21 de Agosto de 2017, milhões de pessoas pelos EUA assistirão ao Grande Eclipse de 2017. Mas um eclipse total do Sol, não é visto só da Terra, do espaço, determinados satélites e até a Estação Espacial Internacional poderão ver o fenômeno de um ponto de vista diferente. A ISS está manobrando para passar em cima dos EUA na hora do eclipse e acompanhar a sombra da Terra. Aqui nesse post, alguns eclipses observados do espaço.

O primeiro eclipse total solar visto do espaço foi fotografado pelos astronautas da Gemini 12, Jim Lovell e Buzz Aldrin e aconteceu em 12 de Novembro de 1966. Na foto acima pode-se ver a antena no veículo Agena que foi acoplado à sonda Gemini.

A primeira visão que um astronauta teve da sombra da Lua cruzando a Terra, aconteceu em 11 de Agosto de 1999, e a foto acima foi feita pelo astronauta francês Jean-Pierre Haigneré a bordo da antiga estação espacial russa, Mir.

Em 4 de Dezembro de 2002, a ISS conseguiu ver ao longe a sombra da Lua sobre o horizonte da Terra. A imagem acima foi feita pelo astronauta da NASA Don Petit, e esse foi o primeiro eclipse que ele viu do espaço.

Essa bela imagem acima mostra toda a grandiosidade da sombra da Lua na Terra durante o eclipse total do Sol de 29 de Março de 2006. A foto foi feita pelo comandante da Expedição 12, Bill McArthur a bordo da ISS.

A foto acima é o segundo eclipse total do Sol testemunhado pelo astronauta da NASA Don Petit no espaço. O eclipse aconteceu no dia 20 de Maio de 2012, Petit cumpria a missão como engenheiro de voo da Expedição 31 a bordo da ISS. Na foto é possível ver os painéis solares da estação.

A engenheira de voo da Expedição 43, Samantha Cristoforetti fez uma série de fotos do eclipse total do Sol de 20 de Março de 2015, direto da ISS e chegou até a escrever no Twitter, o nascer do Sol com um eclipse no espaço, não podia ser melhor.

A foto acima mostra a coroa solar e  foi feita pelos astronautas da Apollo 11 durante a viagem para a Lua, antes de entrar na órbita lunar, no dia 19 de Julho de 1969. A Lua é o disco escuro entre a sonda e o Sol.

Um eclipse total diferente visto do espaço. Essa imagem acima mostra um a Terra se movendo diretamente para a frente do Sol e ficando entre ele e a Apollo 12 no dia 24 de Novembro de 1969. A fotografia acima foi feita com uma filmadora de 16 mm.

Alan Bean, testemunhou um eclipse total do Sol a bordo da Apollo 12 e depois se tornou um artista profissional, e pintou essas duas interpretações do chamado O Eclipse Mais Extraordinário, na esquerda, os primeiros estágios do eclipse, e na direita os últimos estágios.

Um eclipse artificial também pode ser feito no espaço. A foto acima é parte do filme promocional feito pela NASA para promover o encontro entre a Apollo e a Soyuz no espaço em 1975. A foto mostra o módulo de comando da Apollo sendo usada para bloquear o Sol, enquanto os cosmonautas a bordo da Soyuz fotografam a coroa solar.

Fonte:

https://www.space.com/37861-solar-eclipse-photos-from-space-by-astronauts.html 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.