Uma Breve História de Eclipses Observados E Fotografados do Espaço Pelos Astronautas

Space Today
20 ago 2017

No dia 21 de Agosto de 2017, milhões de pessoas pelos EUA assistirão ao Grande Eclipse de 2017. Mas um eclipse total do Sol, não é visto só da Terra, do espaço, determinados satélites e até a Estação Espacial Internacional poderão ver o fenômeno de um ponto de vista diferente. A ISS está manobrando para passar em cima dos EUA na hora do eclipse e acompanhar a sombra da Terra. Aqui nesse post, alguns eclipses observados do espaço.

O primeiro eclipse total solar visto do espaço foi fotografado pelos astronautas da Gemini 12, Jim Lovell e Buzz Aldrin e aconteceu em 12 de Novembro de 1966. Na foto acima pode-se ver a antena no veículo Agena que foi acoplado à sonda Gemini.

A primeira visão que um astronauta teve da sombra da Lua cruzando a Terra, aconteceu em 11 de Agosto de 1999, e a foto acima foi feita pelo astronauta francês Jean-Pierre Haigneré a bordo da antiga estação espacial russa, Mir.

Em 4 de Dezembro de 2002, a ISS conseguiu ver ao longe a sombra da Lua sobre o horizonte da Terra. A imagem acima foi feita pelo astronauta da NASA Don Petit, e esse foi o primeiro eclipse que ele viu do espaço.

Essa bela imagem acima mostra toda a grandiosidade da sombra da Lua na Terra durante o eclipse total do Sol de 29 de Março de 2006. A foto foi feita pelo comandante da Expedição 12, Bill McArthur a bordo da ISS.

A foto acima é o segundo eclipse total do Sol testemunhado pelo astronauta da NASA Don Petit no espaço. O eclipse aconteceu no dia 20 de Maio de 2012, Petit cumpria a missão como engenheiro de voo da Expedição 31 a bordo da ISS. Na foto é possível ver os painéis solares da estação.

A engenheira de voo da Expedição 43, Samantha Cristoforetti fez uma série de fotos do eclipse total do Sol de 20 de Março de 2015, direto da ISS e chegou até a escrever no Twitter, o nascer do Sol com um eclipse no espaço, não podia ser melhor.

A foto acima mostra a coroa solar e  foi feita pelos astronautas da Apollo 11 durante a viagem para a Lua, antes de entrar na órbita lunar, no dia 19 de Julho de 1969. A Lua é o disco escuro entre a sonda e o Sol.

Um eclipse total diferente visto do espaço. Essa imagem acima mostra um a Terra se movendo diretamente para a frente do Sol e ficando entre ele e a Apollo 12 no dia 24 de Novembro de 1969. A fotografia acima foi feita com uma filmadora de 16 mm.

Alan Bean, testemunhou um eclipse total do Sol a bordo da Apollo 12 e depois se tornou um artista profissional, e pintou essas duas interpretações do chamado O Eclipse Mais Extraordinário, na esquerda, os primeiros estágios do eclipse, e na direita os últimos estágios.

Um eclipse artificial também pode ser feito no espaço. A foto acima é parte do filme promocional feito pela NASA para promover o encontro entre a Apollo e a Soyuz no espaço em 1975. A foto mostra o módulo de comando da Apollo sendo usada para bloquear o Sol, enquanto os cosmonautas a bordo da Soyuz fotografam a coroa solar.

Fonte:

https://www.space.com/37861-solar-eclipse-photos-from-space-by-astronauts.html 

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

X
Conheça a Loja do SpaceToday!